segunda-feira, outubro 09, 2006

Graforréia Xilarmônica e Repolho

Por Demétrio Panarotto




Pela terceira vez, oficialmente, a banda Graforréia Xilarmônica se apresenta em Chapecó, a capital do rock catarinense. As duas últimas vezes que eles estiveram na cidade foi há mais de dez anos, em 1994 e 1995 pra ser mais preciso. Em 1999, ainda, teve uma apresentação do Frank Jorge e do Marcelo Birck tocando os clássicos da banda em uma versão sem bateria (o Birck é da primeira formação da banda e hoje, além d’ Os Atonais, trabalha em carreira solo). Mais uma vez a parceria acontece com a banda Repolho – que cita a Graforréia como uma das influências - velha conhecida de guerra. Para o público fica a expectativa e a oportunidade de ver (para muitos rever) e prestigiar esse grande acontecimento, que vai rolar dia 14 de outubro no Live Café.

GRAFORRÉIA XILARMÔNICA é um expoente da música alternativa. Cada vez mais cultuada, serve de referência e influência para muitas bandas do rock nacional. A banda segue firme e se prepara para lançar, em novembro, um disco ao vivo com os grandes sucessos do grupo mais algumas inéditas. O disco foi produzido pelo Kassin também produtor dos Los Hermanos e Caetano Veloso. Algumas bandas do rock nacional gravaram músicas da Graforréia a exemplo do Pato Fu, que regravou a musica “Nunca Diga” e a musica “Eu”, esta última, uma das músicas mais executadas em todas as rádios do país no ano de lançamento do disco Ruído Rosa. Wander Wildner também regravou a música “Empregada” no seu primeiro disco solo. O público pode esperar ansioso porque muitos sucessos de todos os tempos como “Amigo Punk”, “Você foi embora”, “Eu”, “Nunca Diga” entre tantos outros estarão presentes no set list do show. A banda é formada por Frank Jorge (Baixo e vocal), Carlo Pianta (guitarra e vocal) e Alexandre Ograndi (bateria) .

REPOLHO segue a divulgação do terceiro e recém lançado disco se apresentando (depois de ter tocado, recentemente, em Curitiba, Florianópolis e Guaramirim, no Curupira) mais uma vez em Chapecó. O show é (e vai ser) aquela alegria e empolgação de sempre contando com o repertório já conhecido do público. A grande novidade é que colonagem cibernética se fará presente através de inúmeros elementos visuais e espaciais.

A banda é formata atualmente por Demétrio Panarotto (guitarra) Roberto Panarotto(vocal) Ricardo Bellei (bateria) e Michel Marcon (baixo) .

Vale lembrar que Repolho e GX fizeram vários outros shows juntos, além destes em Chapecó: o primeiro deles em Curitiba, em 1993, e outros quatro em Porto Alegre, dois deles no Opinião - isso tudo durante a década de 90. Mas as parcerias não param por aí, o primeiro e o segundo disco do Repolho foram produzidos pelo Birck - além do 2Violão e 1Balde: no primeiro, lançado em 1997, contou com a participação especial do Frank e do Pianta e no segundo, lançado em 2001, o Pianta volta a participar enquanto o Frank fica responsável pelos baixos do disco. Em um outro projeto, o compacto “Sorria meu Bem”, as quatro faixas do disco conseguem reunir, além dos integrantes da Banda Repolho, os quatro graforréios da formação original, Leandro Blessmann (Benga Music) Diego Medina (Doiseumimdoisema, Vídeo Hits, Os Massa...) e os Irmãos Dreher – uma ode coletiva e bem humorada.

Nenhum comentário: