terça-feira, agosto 15, 2006

A good seed (evolução parte II)*

Uma boa semente plantada com boas intenções representa a esperança em um futuro melhor. Um período de vastas transformações e crescimento.

Após ser plantada em boa terra ela precisa ser regada. Existem algumas que tem o privilégio de ter um jardineiro sempre por perto, mas outras crescem apenas pela ação do tempo, as vezes entre espinhos e em terra não muito boa.

Depois deste estágio embrionário ela passa a fase de germinação. Um estágio difícil, pois a fragilidade é eminente. Uma mudança de temperatura, um animal com fome, um peso de alguém em cima e qualquer outro desequilíbrio brusco pode por a perder o trabalho e cuidado de dias, por isso é preciso muita paciência.

Com o tempo a mudinha se torna uma plantinha e as suas folhas já começam a aparecer. Pode-se até distinguir a sua espécie, se será uma árvore frutífera ou não, mas ainda assim é preciso muita atenção. Existem insetos que comem folhas e as vezes o terreno onde ela está precisa ser capinado para outros usos. É um risco que ela corre se não foi plantada intencionalmente, mas se o jardineiro estiver atento tudo fica mais fácil.

Passados mais um tempo a árvore já produz sombras e os animais se confortam nela. Os homens não podem mais prejudica-la facilmente e o jardineiro não tem muito trabalho em tratar dela. Suas raízes se firmaram na terra e alcançaram um bom lençol freático. As folhas estão mais verdes a cada dia e se renovam sempre que preciso. Os pássaros vêm, constroem seus ninhos e entoam lindas melodias em seus galhos.

Alguns meses depois o tronco fica mais lenhoso e é preciso um grande esforço pra alcançar a altura dela. A antiga semente agora é uma figura imponente no meio onde está. Suas flores são elegantes, bonitas e coloridas. Seus frutos são saborosos, e agora ela pode produzir sementes. A beleza e o cheiro de sua produção acaba atraindo a atenção de outros seres vivos a sua volta, e eles sentem vontade de saciar a sua fome com eles.

Depois da colheita os viajantes seguem caminho com um bom suprimento ofertado pela frutífera árvore e, ao acabarem de comer, jogam suas sementes pelo caminho ou a plantam em boa terra. Elas iniciarão um novo ciclo e herdarão os bons fluidos da primeira semente, que cresceu, virou uma árvore e seus encantos encheram a terra de boas sementes, boas flores e bons frutos.

*inspirado em uma parábola de um livro muito famoso.

Nenhum comentário: