terça-feira, agosto 15, 2006

Evolução


Todo o ser vivo nascido de um útero está neste plano em um processo evolutivo, mas isto não é exclusividade apenas da teoria evolucionista. É um erro pensar que é completamente contraditório com o plano imaterial o fato do homem ter vindo das categorias primitivas de seres menos complexos até os estágios de Homo habilis, Homo rudolfensis, Homo ergaster, Homo erectus, Homo floresiensis, Homo antecessor, Homo heidelbergensis, Homo neanderthalensis, Homo sapiens idaltu, Homo rhodesiensis, Homo cepranensis, Homo georgicus e, finalmente, Homo sapiens sapiens.

Estas teorias evolucionistas nos remetem a um demorado processo de adaptações físicas na qual culminaram no aumento gradativo de nossa caixa craniana. Ela cresceu tanto que até hoje dizem que o homem usa menos de 50% da capacidade cerebral. Acredito que, a partir do momento em que as idéias superaram a força física, a evolução dos seres passou a ter como meta o avanço no plano subjetivo, imaterial e Espiritual (na sentido amplo do termo). Foi assim que o homem passou a ter um maior interesse pelas energias cósmicas e estelares e olhar para o céu procurando entendê-lo.

No entanto, as grandes diferenças culturais existentes nos variados grupos étnicos e até mesmo em cada individuo criaram uma necessidade constante de tentarmos entender ou, no mínimo, sermos tolerantes com o "pensar diferente". Vejo que as formas evolutivas de cada ser humano passo pelo respeito e harmonia com o semelhante.

Este relativismo é importante, mas temos que ter em mente que preconceito, ciúmes, raiva, falsidade, violência, vingança e qualquer tipo de repressão e forma de sentimento negativo representam um atraso na vida de seus praticantes e adeptos conscientes ou não, por mais que tudo isso também seja relativo. Devemos lutar contra todas estas forças que são a própria personificação do mal, elas sim são nossas inimigas.

Importante também para as pessoas que, de alguma forma, procuram lidar com estes sentimentos e combatê-los com o máximo de sabedoria adquirida ao longo de sua caminhada. Fazer com que isso se resolva da melhor maneira possível faz com que todos saiam ganhando, demonstra um nível avançado na escala evolutiva. Aconteça o que acontecer não deixe que estas coisas contaminem você. Crie suas defesas. Pule, grite, chore, mas não deixe a sua mente se encher com estas coisas superficiais. Vale a pena ficar livre delas.

Imagine você recebendo palavras de baixo calão por motivos que você, certamente, julga injustos. O lance nestas horas é saber a melhor forma de fazer com que a pessoa observe o erro que está cometendo. Saiba que não se deve rebater grosseria com grosseria e sim, se for o caso, com sabedoria.

Tente controlar suas emoções negativas dentro de tudo o que você aprendeu que é certo e bom. Não seja prepotente a ponto de ignorar o que o outro tem a dizer. Sinta-se na obrigação de aprender com tudo aquilo. Lute, devore o conhecimento, tenha sede por coisas novas. Insista, persista, e se depois disso não der certo espere a poeira baixar, limpe o resíduo da batalha, tire as pedras ponteagudas de seus joelhos, enxugue o rosto, ponha a sua mente no lugar e faça-a ficar mais poderosa do que nunca. Continue caminhando em linha reta e peça ajuda quando precisar.

Por mais que a pessoa esteja errada não quer dizer que ela seja sua inimiga. Se depois de muitas tentativas o seu Espírito não entrar em sintonia com o dela procure se afastar discretamente, sem fazer com que ela se sinta mal. Não há necessidade de magoar os outros, sorria. E se ela se sentir chateada com isso não será culpa sua. Faça com que o soberbo saiba que você não é um mané e que o inseguro precisa acreditar em si mesmo.

Se houver uma situação em que você perceba que está errado procure escutar o que a pessoa tem a te dizer. Absorva cada palavra dela e cresça com mais este ensinamento. Guarde-o no coração. É mais um precioso presente vindo do além para te dar alimento eterno. Fique de bem com todo o mundo.

O erro dos homens que detém o poder é se acharem superiores a ponto de dedicarem a sua vida em busca de infinitas riquezas materiais para si e para a sua posteridade sanguínea. Foi por isso que um grande cara chamado Jesus deu o papo que "é mais fácil um camelo passar pelo buraco em uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus" ou "do que vale o homem ganhar o mundo todo e perder a sua alma?". Este cara deve ser escutado. Querendo ou não a sua teoria não difere da encontrada em livros dos grandes filósofos e teóricos do bem. Nietzsche em obras como Assim Falou Zaratustra; Além do bem e do mal; Humano, Demasiado Humano e, por incrível que pareça, O anticristo não se difere desta linha. Compare as duas filosofias de vida e verão que o Super Homem tem muito a ver com o perfil do Filho de Deus: uma pessoa que supera as coisas superficiais, está acima de todos os valores insignificantes. Ao contrário do que muitos pensam ele nunca criticou Jesus e sim aos homens que institucionalizaram a igreja e a fé original. O problema da riqueza é que ela leva os homens a não saberem que existem coisas que não podem ser compradas como a confiança, os sentimentos e a harmonia com as pessoas. Você pode até pensar que conseguiu isso com alguém, mas isso tem seus limites e não é uma tática confiável.

Algumas figuras conseguem trabalhar os dois e vivem felizes e tem uma vida de conforto. Isso demonstra não só que o mesmo alcançou um estágio avançado na escala evolutiva, mas também que ela tem um caminho aberto pela frente até que, nesta ou nas próximas visitas a este plano, ela alcance a tão sonhada felicidade e esteja o tempo todo no Astral Resplandescente recebendo luz eterna do Astral Superior.

Nenhum comentário: