sexta-feira, setembro 22, 2006

Festival Varadouro, no Acre: mais um caminho para o rock brasileiro

Acontece nos dias 20 e 21 de outubro de 2006, no espaço Mamão Café, em Rio Branco-Acre, a segunda edição do Festival Varadouro, o maior evento de música do Estado. O Varadouro é uma iniciativa de artistas, produtores culturais e do selo fonográfico acreano Catraia Records e conta com o patrocínio do Governo do Acre e da iniciativa privada.

Durante dois dias o Varadouro vai transformar Rio Branco na capital do rock alternativo brasileiro, reunindo bandas como Moptop, Walverdes, MQN, Macaco Bong, Porcas Borboletas, Los Porongas e mais de trinta convidados entre jornalistas e produtores da cena independente brasileira, que darão cobertura ao evento e contribuirão para a importante discussão em torno das alternativas para a emergente produção musical do país.

O festival visa a inserção definitiva do Acre no circuito musical independente brasileiro através do fortalecimento da cadeia produtiva nacional com ênfase na contribuição amazônica para o processo revolucionário pelo qual passa a música contemporânea do país. Além disso, o intercâmbio e a expressão na mídia nacional estabelecem referenciais para melhoria da qualidade técnica e estética da produção local.

O Festival Varadouro faz parte do Circuito Fora do Eixo de Música Independente e da Associação Brasileira de Festivais Independentes – ABRAFIn, dos quais participam, dentre outros, os festivais Porão do Rock (DF), Abril Pró-rock (PE), Calango (MT), Goiânia Noise e Bananada (GO) e MADA (RN).

Programação: música e debate

A programação do Festival Varadouro contará com apresentações de 16 bandas nos palcos Cachoeira e Bom Destino, durante os dois dias de festival. No dia 20/10 se apresentam Gogó de Sola (AC), Mamelucos (AC), Ultimato (RO), Nicles (AC), Coletivo Rádio Cipó (PA), Macaco Bong (MT), Camundogs (AC) e Moptop (RJ); e no dia 21/10, Auttreyd (AC), Fire Angel (AC), Mezatrio (AM), Álamo Kário (AC), Porcas Borboletas (MG), MQN (GO), Los Porongas (AC) e Walverdes (RS).

Além dos shows, o Varadouro também vai contar com uma série de debates, fator indispensável para que o crescente movimento de música independente nacional continue a se organizar. Da extensa programação destacam-se a apresentação e as reuniões do Circuito Fora do Eixo e da ABRAFIn, bem como o debate "Independência ao Norte", ocasião em que produtores de toda a região norte e de outras regiões brasileiras discutirão alternativas para a inserção definitiva do norte no circuito musical nacional.

Serviço

O que: Festival Varadouro
Onde: Mamão Café, Rio Branco – Acre
Quando: Dias 20 e 21 de outubro
Outras informações em breve no site: www.festivalvaradouro.com.br

Nenhum comentário: